
Nelson Piquet e Nelsinho Piquet
Na manhã desta quinta feira foi divulgada por diversos periódicos uma declaração de Nelsinho Piquet se pronunciando sobre o acidente em Cingapura 2008. (Confira a integra da declaração aqui).
Na carta Nelsinho relata de forma detalhada os acontecimentos do dia do GP, dizendo que quando estava se concentrando, extremamente inseguro com sua posição no grid (16º) e com a indefinição sobre o seu futuro na escuderia (Briatore ainda não havia renovado seu contrato), foi chamado para uma reunião na sala do chefão da Renault Flávio Briatore e com Pat Symonds, diretor da equipe.
Neste momento eles explicaram o plano, mostrando com mapas o lugar exato da batida, que dificultaria o resgate do carro, obrigando assim a entrada do Safety car e favoreceria uma estratégia ousada de Alonso que estraria no box antes do acidente, sendo beneficiado assim por pits stops tardios dos concorrentes. Em nenhum momento foi prometido renovação do contrato, mas ele achou que obedecendo a ordem, facilitaria para que isso ocorresse. A estratégia deu certo. Nelsinho bateu no ponto exato, o safety car entrou e Alonso venceu.
Nelsinho alegou que temeu quando o engenheiro perguntou sobre o acidente, pois acreditou que com sua experiencia, o profissional já saberia o que ocorrera, mas nada descobriu!
O piloto brasileiro teve seu contrato renovado, mas cerca de 6 meses depois, Nelsinho foi demitido da Renault por sua propria incompetência. Saiu dando chilique com o chefe da Renault, pedindo apoio pro pai que chegou a dizer "Vou comprar uma equipe pro meu filho correr ano que vem". E pouco tempo depois teria feito a denuncia do acidente em Cingapura.
Ainda não há nada provado, mas isso já causou um tremendo rebuliço. Desde o Caso Schumacher/ Barrichelo o jogo de equipe foi proibido, mas até que ponto isso foi mero jogo de equipe? Se Nelsinho realmente perde o controle do carro na hora de bater, poderia ter sido fatal para ele, outros pilotos ou até para algum técnico de pista ou espectador.
Flávio Briatore não se pronunciou. Pat Symonds sumiu. Alonso não sabia de nada. Nelsinho é o unico dando a cara para bater. A FIA, através do mandatário Max Mosley, está investigando com rigor. E promete punir os responsáveis.
A Renault pode ser banida da Formula 1, bem como Flávio Briatore e Pat Symonds. Nelsinho e Alonso podem sofrer suspensões homéricas. Isso logicamente no campo da teoria, pois na prática, ninguem deverá ser punido.
Porém, Nelsinho será punido. Senão pelo rigor da FIA será por ser mimado. A sua raiva de Briatore fez revelar os bastidores de uma equipe, planejamento de estratégia. O jogo de equipe, apesar de proibido rola solto. Que equipe gostaria de ter alguém capaz de por raiva revelar uma manobra para favorecer outro piloto da equipe?
Nelsinho pagará e caro por ser um menino mimado. Não sei se o que ele fala é verdade ou não, não julgo este mérito, apenas analiso o fato dele revelar ao mundo o que aconteceu naquela tarde. O fato dele revelar foi certo, o que foi errado foram os motivos que ele teve para faze-lo.
Espero que a FIA tome providências e que não mais uma vez tenhamos a pizza atuando na F1.
Aproveito para desejar boa sorte ao Rubinho nesta reta final e melhoras ao Massa que em 2010 brilhará muito!
Huahuahua... a bola é minha e não vale bica!!
ResponderExcluirRealmente, foi muita bixice a forma como o Nelsinho fez essa declaração. Aposto que ele nunca mais corre em nenhuma equipe, a não ser que o pai dele compre uma pra ele.