
"Fernando está mais rapido que você! Pode confirmar que entendeu essa mensagem?"
"Boa decisão, vamos manter assim, desculpe"
"Boa decisão, vamos manter assim, desculpe"
Essas duas mensagens causaram polêmica na manhã de hoje no Grande Prêmio da Alemanha!
Na largada Massa aproveitou que Vettel, que estava na Pole, foi se defender de Alonso e tomou a ponta da corrida. Essa posição se manteve, Massa segurava Alonso no braço! Em diversas tentativas o espanhol forçou a ultrapassagem e o brasileiro se defendeu muito bem!
A vinte e cinco voltas do Final Felipe Massa recebeu de seu engenheiro (Rob Smedley) a primeira mensagem, de forma bem pausada:
"Fernando está mais rápido que você...Pode confirmar que entendeu essa mensagem?!"
Felipe não respondeu, mas na volta seguinte, sem dizer nenhuma palavra, deu a sua resposta. Na saída do grampo, o piloto claramente tirou o pé (como a Globo mostoru nos gráficos do momento da imediatamente anterior e no da ultrapassagem) e abriu passagem para que facilmente o espanhol tomasse a dianteira.
O engenheiro, novamente pausadamente disse:
"Boa decisão...vamos manter assim...desculpe!"
Era a prova de que a equipe quis que o Espanhol vencesse. Manipulando o resultado. No fim a vitória de Alonso aconteceu, mas na forma de Jogo de Equipe, coisa que a regra proíbe (tanto que a Ferrari tomou uma multa de 100 mil euros e o Resultado ainda está sob judice).
Depois da corrida Felipe declarou que tomou a decisão sozinho, sem interferência da equipe. Que pensou no que era melhor para a equipe. Mas se a decisão foi dele mesmo, porque ele estava tão amargurado na hora de comprimentar o vencedor, seu colega de equipe?
Não é a primeira vez que a Ferrari fez isso! Em 2002 Rubinho caminhava para vencer tranquilamente o GP da Austria, quando na hora de ultrapassar a linha de chegada, repentinamente diminuiu a velocidade, deixando Michael Schumacher passar e vencer. O alemão foi vaiado, colocou o brasileiro no lugar alto do pódio. Mas a situação fez com que a FIA proibisse o jogo de equipe, motivo pelo qual a mensagem do engenheiro para o brasileiro não foi explícita.
A situação é rídicula. O brasileiro se rebaixou automaticamente a segundo piloto ao tomar a decisão que tomou e mostrou mais uma vez porque o Brasil não teve um piloto campeão depois de Senna. Antes do ínicio da Corrida, Massa tinha tantas chances de título quanto o espanhol, então não tinha a necessidade do jogo. Se a situação fosse contrária, Alonso abriria para Massa ultrapassar? Acho que não!
Massa já tinha aceitado quieto a passividade da escuderia italiana no epísodio que o espanhol ultrapassou o brasileiro na entrada dos boxes. E agora permite isso!
Muito se falou do caso de Rubinho e de Nelsinho Piquet que jogaram de forma semelhante para favorecer o colega de equipe. Mas o que decepciona mais é que o Felipe é o melhor piloto que o Brasil teve depois de Senna, e essa atitude mostra que ele não tem personalidade, coisa que o ex-campeão tinha de sobra.
Quando Senna deixou Berger passar, fez por que quis e não por ordem da equipe, se na época que era companheiro de equipe de Prost recebesse a mesma ordem, responderia "Mande ele tentar passar!" e faria uma disputa épica com o francês.
Lamentável é ver que um esporte que eu tanto admiro não ter mais espaço para a real competitividade. Estava otimista ao ver nos últimos anos o surgimento de Button, Webber, Vettel, Massa, Alonso e Hamilton! Pensei que nascer uma nova ERA DE OURO da F1...ledo engano...
Concordo. Acredito que boa parte dos brasileiros pararam de assistir a formúla 1 quando o Senna morreu. Hoje eu percebo que depois daquela boa em que o Senna corria dificilmente houve adrenalina de verdade na fórmula 1. Ficou cada vez mais difícil ter competição de verdade e, atualmente, na minha opinião, é um esporte monótono...
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